Motokando.com

Destaque


Cobertura do Salão Duas Rodas 2013

Compartilhe

Publicidade


Receba as novidades Motokando.com em seu email!

Mapa do Site

Todas as matérias

CNH: Novas regras para habilitação entraram em vigor dia 1° de Janeiro de 2009 Imprimir E-mail
Noticias - Moto
Publicado por motokando.com   
Qua, 21 de Janeiro de 2009 15:51

Contran esclarece que candidatos já cadastrados no Detran seguirão normas antigas


A Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê uma maior carga horária para os cursos de formação de condutores. A partir do dia 1° de janeiro o curso teórico, atualmente com 30 horas aula passará a ter 45 horas aula. Já o curso de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula.


Por meio da Deliberação 72, publicada nesta segunda-feira, o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, esclareceu que a expressão “alunos matriculados em cursos regulamentados” refere-se aos candidatos que foram cadastrados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito e incluídos no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) até a vigência da Resolução 168/04, ou seja, 31 de dezembro de 2008.


Com as novas regras o Contran tem o objetivo de melhorar a formação dos condutores e conseqüentemente reduzir o número de acidentes de trânsito. Segundo a Resolução 285, o curso teórico abordará, entre outras, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.


De acordo a Resolução, passa a ser exigido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública, nesse caso é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo. No caso da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo. A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.

 

Fonte: Denatran

Comentários (58)
Marcar como SPAM NOVA LEI
58 Sáb, 09 de Julho de 2011 00:31
Habilitação
Acha um menor de 16 dirigir? que responsabilidade ele tem?se os acidentes aumentam com um maior dirigindo imagina se isso entra em vigor?kkkkkkkkk Postes de borracha tem que ser colocados nas cidades de rodovias não é?O contran detran se fizerem isso estaram pirados...
Marcar como SPAM NOVA LEI
57 Sáb, 09 de Julho de 2011 00:30
Habilitação
Acha um menor de 16 dirigir? que responsabilidade ele tem?se os acidentes aumentam com um maior dirigindo imagina se isso entra em vigor?kkkkkkkkk Postes de borracha tem que ser colocados nas cidades de rodovias não é?O contran detran se fizerem isso estaram pirados...
Marcar como SPAM tudo roubo
56 Dom, 13 de Fevereiro de 2011 19:19
twuiste
:




twisted:
Marcar como SPAM o que mudou em 2011??
55 Sáb, 08 de Janeiro de 2011 22:30
vidal
agora em 2011 a carteira provisoria é de 2anos ou continua sendo 1ano??
as aulas teoricas agora em 2011 subirao de 45 para 65?? e as praticas??
quando entrará em vigor??
Marcar como SPAM minha cnh
54 Qui, 06 de Janeiro de 2011 19:59
jadson cutrim silva
vou tira a cnh em quanto tempo receberei a provisoria para dirigir
Marcar como SPAM redução da menor idade para se adquirir a primeira habilitação
53 Qui, 06 de Janeiro de 2011 18:05
Divando
Bom para tudo na vida á de se ter um tempo se os nosssos parlamentares votassem esta lei e ela fosse aprovada, daqui alguns anos os garotos de 12 anos tambem vão querer esse direito,porem concordo com alguns relatos, que tem jovens de 16 anos que são mais responsáveis do que muitos adultos mas porem se isso acontecesse a maior idade penal teria que ser reduzida juntamentecom a permição da habilitação ja que a maioria dos jovens estão se acabando nas drogas principalmente o craque
Marcar como SPAM Wilson_titan
52 Qua, 05 de Janeiro de 2011 20:17
jjgrilo
relaxa, esta luta nunca vai ir pra frente, porque os que possuem 16 anos hoje querem lutar, mas daqui a dois anos completam 18 e tiram suas cartas, aí vão se preocupar com outros problemas e esquecem de lutar pelos mais jovens... rs.. r.s rs. rs...
penso que deveriamos lutar é para reduzir a trabalheira, o tempo e o R$ gasto para se tirar uma carteira de motorista, é um absurdo!!!!!!!!!!!!!!!

Pelo fim da motopista também, só serve pra encher o bolso dos proprietários da mesma!
Marcar como SPAM Jamais...
51 Qua, 05 de Janeiro de 2011 20:07
Wilson_PCX
... lutarei a favor de que um jovem de 16 anos possa tirar sua carteira de habilitação.

Imaginem: Quantos adultos não vão pra cadeia por tirarem rachas e dirigir embriagados tirando vidas pelo mundo afora, e o que é pior, sem penalidade severa.

Veiculos motorizados são uma arma, e a pessoa de 16 anos com uma arma na mão não vai pra cadeia nesse pais.CERTO.

Imagine nessa faze de noitadas e bebidas...

Os traficantes usam os menores de 18 para uso próprio sabendo-se da lei... então porque um elemento de 16 ter uma arma(carro) na mão...ABSURDO

Outra coisa: se ele não pode trabalhar ante os 18anos, porque pode dirigir????

A não ser que ele responda como adulto, aí a coisa muda...

SER RESPONSÁVEL PELO SEUS ATOS.
Marcar como SPAM lutem para a hablitação para jovens de 16 anos
50 Qua, 05 de Janeiro de 2011 15:58
albino
claro que sim o jovem de 16 anos, tem que ter direito,pois hoje em dia a maioria já tem consciencia no que faz. jovem de 16 tem que ter direito sim de ter sua primeira habilitação. pois há jovens mais responsaveis de que varios adultos.por isso deve ser aprovado sim a lei que permite que os jovens de 16 anos tenham sim direito a sua habilitação. vamos lutar para que isso aconteça.

vamos jovens temos que ter direito a nossa habilitação e deixarmos de ser excluidos da sociedade,por que só servimos se for para votar,para estudar e manter sempre as escolas cheias. vamos lute que conseguiremos nossa habilitação, pois merecemos. senhores deputados aceitem essa lei pois sim teremos mais orgulho de ser cidadãos brasileiros na hora do voto. confiamos em vocês.
Marcar como SPAM Habilitaçao
49 Seg, 03 de Janeiro de 2011 23:26
anderson machado silveira
quis sao as regras sobre a primeira habilitaçao?
Marcar como SPAM Habilitaçao
48 Seg, 03 de Janeiro de 2011 23:24
anderson machado silveira
quando a nova lei vai ser aprovada , para que que jovens de 16 possam tirar sua CNH (provisória) ,isso é verdade ou mentira ?
Marcar como SPAM Carteira de Habilitação para pessoas com 16 anos de idade.
47 Qui, 16 de Dezembro de 2010 14:32
Samuel Huebra
quando a nova lei vai ser aprovada , para que que jovens de 16 possam tirar sua CNH (provisória) ,isso é verdade ou mentira ?
Marcar como SPAM habilitação
46 Qua, 08 de Dezembro de 2010 17:47
josvaldo
tenho 12 anos queria saber se posso tirar carteira
Marcar como SPAM Tempo da CNH Provisória
45 Qui, 25 de Novembro de 2010 15:40
Jessy
Estou tirando a minha primeira habilitação, gostaria de saber se a duração da provisória é de 1 ano ou se irá mudar para 2 anos, (se for mudar, quando a nova lei entrará em vigor?)
Aguardo resposta...
Obrigada!
Marcar como SPAM hilitacao
44 Seg, 08 de Novembro de 2010 11:35
sidnei
eu gostaria de saber validade da pauta????
Marcar como SPAM VALIDADE DA PAUTA PARA 1ª HABILITAÇÃO
43 Seg, 01 de Novembro de 2010 12:01
ronaldo vieira
OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE MUDOU ESTE ANO A VALIDADE DA PAUTA PARA CONSEGUIR A 1ª CNH? ANDAM FALANDO QUE VOLTOU PARA 5 ANOS, É VERDADE?
Marcar como SPAM kkkkkkkkk
42 Dom, 03 de Outubro de 2010 14:18
katiadepaula
SMILEYS_KAKAKA_JJ SMILEYS_RSRSRS_JJ Rolling Eyes Twisted Evil Evil or Very Mad Crying or Very Sad Embarrassed Razz Laughing Laughing Cool Confused Shocked Surprised Sad
Marcar como SPAM Carteira de motorista
41 Seg, 30 de Agosto de 2010 19:46
Camila
Eu tenho 17 anos já posso tirar minha carteira de motorista?
Marcar como SPAM MOTORISTA
40 Seg, 26 de Julho de 2010 14:22
JNOENIO
Eu gostaria de saber se realmente existe uma lei que preve a proibição de transitar em qualquer tipo de rodovia para motoristas recem formados (motorista que ainda não pegaram a carteira definitiva), ou seja, permitindo a ele somente transitar em vias de menas velocidade .Se essa lei realmente existe gostaria se cabe a mim que retirei em 24/02/2010,mas dei entrada em novembro de 2009.se ela vale pra mim também.
Marcar como SPAM camila, hugo e ana lucia
39 Sex, 18 de Junho de 2010 16:27
jjgrilo
não
Marcar como SPAM Tenho 17 anos e gostaria de saber se posso tirar minha CNH
38 Sex, 18 de Junho de 2010 13:56
Camila Zanolli
Gostaria de saber
Marcar como SPAM queria sab se posso tira carteira de abilitação
37 Qua, 09 de Junho de 2010 08:13
hugostoso
tenhu 16 anos
Marcar como SPAM carteira de habilitaçao
36 Ter, 20 de Abril de 2010 16:34
ANA LUCIA
GOSTARIA DE SABER SE O MEU PROCESSO ABERTO EM 2004 FOI TOTAMENTE PERDIDO,POIS EU HAVIA BOMBADO NO VOLANTE E NAO VOLTEI PARA FAZER PROVA DENOVO? PORFAVOR RESPONDA!
Marcar como SPAM RENOVAÇÃO CNH
35 Qui, 15 de Abril de 2010 14:26
Sérgio de Melo Ferreira
Recebi um e-mail referindo-se a renovação de CNH, onde em seu teor expressa que a partir do dia 01 de janeiro de 2010 entrou em vigor uma resolução do CONTRAN que determina que a renovação tem prazo limite até 30 (trinta) dias do seu vencimento. Se isto não acontecer a CNH é cancelada e para nova permissão todo o processo coincide com quem nunca foi habilitado. Lhes é oportuno perguntar: e quem reside no exterior, tem sua CNH emitida no Estado de São Paulo, seu vencimento dar-se-á no dia 05.Mai.2010, terá sua habilitação cancelada? Se isto se confirmar como este residente no exterior regularizará sua CNH, pois no final de ano passa algumas meses aqui no Brasil e faz uso da sua habilitação?
Marcar como SPAM Débora Renata de Oliveira
34 Qui, 25 de Fevereiro de 2010 23:41
jcarlosb56
Valeu Débora, realmente esta matéria é de Utilidade
Pública. Obrigado pelo lembrete.
Um cheiro!
Marcar como SPAM carteira
33 Qui, 25 de Fevereiro de 2010 13:55
adriano lima prado
Eu gostaria de saber se realmente existe uma lei que preve a proibição de transitar em qualquer tipo de rodovia para motoristas recem formados (motorista que ainda não pegaram a carteira definitiva), ou seja, permitindo a ele somente transitar em vias de menas velocidade .Se essa lei realmente existe gostaria se cabe a mim que retirei em 24/02/2010,mas dei entrada em novembro de 2009.se ela vale pra mim também.
Marcar como SPAM Mudanças na Lei ????
32 Qui, 25 de Fevereiro de 2010 13:21
Débora Renata de Oliveira
UTILIDADE PÚBLICA

NOVAS REGRAS PARA O VENCIMENTO DA CARTEIRA DE HABILIT AÇÃO (REPASSE)

Importante ler repassar para os amigos. COMEÇAR JÁ É METADE DE TODA A AÇÃO! DIVULGUEM!!!!!!!

ATENÇÃO
Vencimento Carteira Nacional de Habilitação

Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que
só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.
Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames
novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.
Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de SP no mês de outubro de 2008,
perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.
Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.
Só por alto, fora a multa, para tirar novamente a CNH, fica por volta de R$ 1.200,00 e
leva + ou - de 2 a 3 meses, isso se você passar por tudo da 1ª vez.
As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2010.Serão incluídos novos conteúdos,
além de uma nova carga horária.
O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2008) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN) que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.

Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula
e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos, como as conseqüências
da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas.

As mudanças começam a valer no dia 1º de janeiro de 2010. Quem já tiver iniciado o processo
antes disso ainda vai pegar as regras antigas.

--------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------
Quer fazer a bateria do seu notebook render mais? Clique aqui e descubra como.
© 2010 Microsoft Privacidade Termos de uso
Marcar como SPAM carteira de habilitação
31 Qui, 18 de Fevereiro de 2010 09:05
Maria Creuza Miranda
O meu não é um comentário é uma pergunta:
Tirei carteira em 1994 e nunca, mas nunca tive coragem de dirigir. Não é que não saiba, mas é por medo dos outros. O problema maior são os outros que me aterrorizam: os bêbados, os irresponsáveis, os imprudentes, os ignorantes da lei. Por ex: tem gente que não sabe que a preferencial é sua e passa, causando acidentes. E aí até chamar a polícia e a perícia. E a vida que está em jogo?
Bem, agora estou sendo empurrada pela necessidade de dirigir. A família cobra, pois já imaginaram ter uma pessoa que só fica pedindo carona para os demais?
E aí? Vou ter que fazer tudo de novo como se nunca tivesse tirado carteira?
Aguardo retorno.
Obrigada pela atenção.
Creuza
Marcar como SPAM O projeto de Lei...
30 Qua, 10 de Fevereiro de 2010 20:09
JC.MotokeiroMr. Green
...foi encaminhado hoje 10 de fevereiro de 2010 para ser sancionado pelo presidente Lula. Sendo sancionado a Lei provavelmente entrará en vigor a partir do meio do ano.
Marcar como SPAM O projeto de Lei...
29 Qua, 10 de Fevereiro de 2010 20:09
JC.MotokeiroMr. Green
...foi encaminhado hoje 10 de fevereiro de 2010 para ser sancionado pelo presidente Lula. Sendo sancionado a Lei provavelmente entrará en vigor a partir do meio do ano.
Marcar como SPAM O projeto de Lei...
28 Qua, 10 de Fevereiro de 2010 20:08
JC.MotokeiroMr. Green
...foi encaminhado hoje 10 de fevereiro de 2010 para ser sancionado pelo presidente Lula. Sendo sancionado a Lei provavelmente entrará en vigor a partir do meio do ano.
Marcar como SPAM pergunta
27 Qua, 10 de Fevereiro de 2010 19:39
alex sandro dos santos
eu queria saber quandovai ser vigorado a lei de ter que faser aula a noite
Marcar como SPAM duvida
26 Sex, 08 de Janeiro de 2010 12:37
josiel frazão
gostaria de saber se a lei que proibe os condutores com carteira provisoria transitar em rodovias entrou em vigor pois quero tirar a minha em 2010 e nau sei se entrou ou não em vigor fico grato
Marcar como SPAM Número de Aulas
25 Sex, 08 de Janeiro de 2010 08:46
querominhacnh
Já tentei tirar a CNH, categoria B e não consegui. Minha LADV venceu e terei que renovar. Gostaria de conhecer a legislação a respeito deste tema. E quantas aulas deverei pegar para tentar novamente. Devo pegar o mínimo exigido para uma primeira habilitação, ou posso pegar somente o número de aulas que achar necessário?
Marcar como SPAM Valor da carteira de habilitação
24 Qua, 06 de Janeiro de 2010 07:19
Carmen
Eu queria saber quanto ta custando a carteira de habilitação para carro e carro e moto
Marcar como SPAM Mudança de sentido do treino nas aulas práticas
23 Ter, 05 de Janeiro de 2010 17:56
Jorleide
Gostaria de saber, se após ter treinado varios meses, com a prancha do lado esquerdo e só agora, faltando cinco dias para a prova, a auto escola veio colocar a prancha do outro lado mudando assim todo o sentido do percurso, sou obrigada a fazer o percurso novo ou posso pedir para fazer o anterio, somos uma turma grande, todos já pagamos reteste e a maioria não consegue fazer o atual..
Marcar como SPAM igor otavio silva
22 Qui, 26 de Novembro de 2009 19:54
Joao Paulo Gabriel Onrnelas
depois que voce fizer os exames médicos, você terá 1 ano para tirar sua CNH.
Marcar como SPAM pauta
21 Qui, 26 de Novembro de 2009 18:28
igor otavio silva
quanto tempo vale a pauta?
Marcar como SPAM Aulas e exame pratico
20 Qua, 18 de Novembro de 2009 14:01
Elisabete
Quero saber se realmente esta proibido fazer aula pratica de moto, no local onde é aplicado do exame.
Fiz aula em um local e o exame foi em outro. Resultado fui reprovada na prancha a moto desceu na metade deste exercicio.
Mas no lugar onde fiz as aulas a prancha utilizada como exemplo, foram umas tabuas de madeira de tamanho irregular e comprimentos variados, e essa simulaçao foi feita somente nas 2 ultimas aulas. me senti prejudicada por esta questão. Reprovei em um exercicio que não estava treinada para fazer.
Marcar como SPAM Aulas e exame pratico
19 Qua, 18 de Novembro de 2009 14:01
Elisabete
Quero saber se realmente esta proibido fazer aula pratica de moto, no local onde é aplicado do exame.
Fiz aula em um local e o exame foi em outro. Resultado fui reprovada na prancha a moto desceu na metade deste exercicio.
Mas no lugar onde fiz as aulas a prancha utilizada como exemplo, foram umas tabuas de madeira de tamanho irregular e comprimentos variados, e essa simulaçao foi feita somente nas 2 ultimas aulas. me senti prejudicada por esta questão. Reprovei em um exercicio que não estava treinada para fazer.
Marcar como SPAM adolecentes
18 Dom, 15 de Novembro de 2009 10:39
kaio
será que em 2010 os adolecentes de 16 anos pederam tira cartera de abilitação?espero que sim! se poder vai ajudar cabar com muitos acidentes de adolecentes correndo da policia...
Marcar como SPAM Italo...
17 Sáb, 07 de Novembro de 2009 21:59
wlademir luis
sim existe uma lei ainda tramitando no congresso que proíbe condutores com carteira provisória de trafegarem em rodovias, mas não existe nada definitivo. Qualquer dúvida, pergunte à uma autoridade de trânsito quando se deparar com uma, que será mais elucidativo.
Marcar como SPAM Duvida
16 Sáb, 07 de Novembro de 2009 21:07
Itallo Vaz
Eu gostaria de saber se realmente existe uma lei que preve a proibição de transitar em qualquer tipo de rodovia para motoristas recem formados (motorista que ainda não pegaram a carteira definitiva), ou seja, permitindo a ele somente transitar em vias de menas velocidade .Se essa lei realmente existe gostaria se cabe a mim que retirei meu laudo em 22/12/2009, pas peguei a carteira em 2010, se ela vale pra mim também.
Marcar como SPAM exame na moto pista ou via publica?
15 Qua, 14 de Outubro de 2009 12:10
Marcelo gonçalves peixoto
285,168 so falao de aulas praticas, mas não falão de exames exatamente.Onde devem ser realizados? sera que o delegado do DENTRAN ou Presidente do CONTRAN pode explicar melhor?
Marcar como SPAM NA LEI TALITA ALVES
14 Qui, 20 de Agosto de 2009 14:12
jcarlosb56
Na Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

A Lei é dura Talita Alves mas é a Lei.
Marcar como SPAM Aula Práticas
13 Qui, 20 de Agosto de 2009 13:33
Talita Alves
Gostaria de saber se é obrigatório a cumprimento total da carga horária das aula práticas?????????
se sim, onde está escrito isso??????????
Marcar como SPAM acesso a rodovias intermunicipais, estaduais... etc
12 Qua, 01 de Julho de 2009 16:01
ozeas
Eu gostaria de saber se realmente existe uma lei que preve a proibição de transitar em qualquer tipo de rodovia para motoristas recem formados (motorista que ainda não pegaram a carteira definitiva), ou seja, permitindo a ele somente transitar em vias de menas velocidade .Se essa lei realmente existe gostaria se cabe a mim que retirei a permição em 21/12/2009 ou se so vigorou depois dessa data.
Marcar como SPAM ABSURDO!!
11 Dom, 21 de Junho de 2009 02:31
ygor
Mais um modo de arrancar dinheiro de nós motoqueiros!
só a um jeito de tentar conter essa corrupção toda!REVOLTAS!PROTESTOS!o governo nao está nem aí para nós!e por que não deixar os adolecentes de 16 anos pilotarem moto?mais um caso a ser discutido!o DETRAN É UMA VERDADEIRA BOSTAA!!!!!!
é preferivel pegar um CANO BOCA 8 e infiar no ''C'' DELES!
Marcar como SPAM na motopista
10 Qua, 06 de Maio de 2009 13:54
jjgrilo
o exame é na motopista, mas depende de cada cidade se tem ou nao pista regulamentada.

o que fala na lei sobre rua é ter aula prática na rua, vai ser obrigatorio ter umas aulas praticas na rua...
Marcar como SPAM CNH de moto
9 Qua, 06 de Maio de 2009 11:43
Dayanni
É verdade que o exame de moto vai ser na rua, é lei mesmo por favor me responda vou fazer o exame ainda este mes pela segunda x, na primeira a moto morreu.
Marcar como SPAM Ensino Médio completo
8 Qua, 01 de Abril de 2009 13:30
Amanda
é verdade que agora para tirar a cnh será necessário ter o ensino médio completo???
Marcar como SPAM isso e uma vergonha
7 Sex, 27 de Março de 2009 14:23
Arthur
poxa eu to retado com essas novas leis, q issu quer diser q alem de nos motoristas e motoqueiros esperar 18 anos pra nos habilitarmos aida temos q esperar mais um ano pra podermos pegar uma BR q sacanagem issu..
eu por exemplo tenho 20 anos e dirijo desde os 10 anos de idade e fui tirar a minha primeira CNH e la fiquei sabendo dessas novas leis sera q nos realmente nao estamos capacitados para ir para uma BR eu axo ate mais perigoso uma pesso dirigir na cidade duq na BR...
cole ja to cansado de viajar sem a minha CNH i agora q eu consegui a grana pra tirar a CNH mim inventao uma lei dessas...
issu e pra deixar qualquer uma piradu..

ai galera ta uq eu axo sobre essas novas leis
Marcar como SPAM É mais un meio de roubar o infeliz do Brasileiro
6 Sex, 06 de Fevereiro de 2009 20:32
jhonatas cesar
HA, saiu uma Lei tambem que se o motorista não renovar sua carteira dentro o prazo estipulado tera que passar pelas provas tudo de novo.

Tha ai eles ageitanto uma forma de rouba ,parece que esses filhos da @#@&#*%6¨¨¨¨não si contenta en rouba e ficar contente en ter que ver o povo barsileiro :Levantando das 07:000 e indo até as 6:00 trabalhando metade do ano pra pagar impostos e tento que suportar essas norminhas idiotas.,
Marcar como SPAM Protesto, no C* do motoqueiro sim, no deles não!!!
5 Sáb, 31 de Janeiro de 2009 20:47
Oliver
Maninhos, vejam o pau q o governo nos enterra...
Moto CG KS 2001: VALOR $3.379,00

IPVA $67,58
Licenciamento $75,31
Seguro obrig. $259,04
TOTAL $401,93

Puta q Pariu! isso dá 11.9 % do valor da moto,
Ja pensou se fosse uma pick-up d $115.000,00???
será q o dono ia gostar d pagar mais de $13.600,00 só d imposto todo ano, fora o seguro??? o pobre é o q se fode mais...
Se eu somar em torno d 100/120 reais por mês de gasolina, as peças e o óleo que eu gasto pra rodar um ano, dá o valor de outra moto igual em apenas um ano.
Imagine se eu usasse uma TWYSTER/FAZER pro trampo???? só um par d pneu seria quase $500 reais, fora óleo, escape, relação, conta-giro, bateria, disco d freio... torcendo pro motor e as rodas de liga leve não quebrarem.

È FODA ANDAR DE MOTO NO BRASIL
Marcar como SPAM nova legislação
4 Seg, 26 de Janeiro de 2009 16:28
GUSTAVO RMS
Comecei o meu processo de habilitação no ano passado e marquei agora meu exame de rua, poderei dirigir em BR's e minha permissão terá um ano ou dois? quem puder me esclarecer desde já agradeço...
Marcar como SPAM Infeslimente necessario
3 Qui, 22 de Janeiro de 2009 10:28
???
Na maioria , os novos condutores saem pra rua sem noção nenhuma de transito,sem se quer aprende direito a dirigir ou pilotar, se for para melhorar estou de acordo, mais o problema é a máfia dos detrans, ok.
Marcar como SPAM 30 dias para renovar
2 Qui, 22 de Janeiro de 2009 08:04
jjgrilo
Estou por fora desta notícia, consegue indicar um link para esta nova lei dos 30 dias?
É mais uma sacanagem que estamos sujeitos!
Marcar como SPAM habilitação
1 Qua, 21 de Janeiro de 2009 16:55
acorda brasil
Estranho não ter virado notícia ainda o fato de quem não renovar a carteira em um mês, perde tudo, ou seja, terá que tirar uma carteira nova. Na verdade todo o sistema já virou uma máfia a nível nacional. Este país vai acordar quando? É preciso uma revolta de grandes proporções, tenham certeza disso!
Página:0, 1, 2,