Motokando.com

Destaque


Cobertura do Salão Duas Rodas 2013

Compartilhe

Publicidade


Receba as novidades Motokando.com em seu email!

Mapa do Site

Todas as matérias

Publicidade
Viagem Teste Honda CB 300R Imprimir E-mail
blogs - Jerre Rocha
Publicado por Jerre Rocha   
Sáb, 26 de Junho de 2010 14:34

Super teste Honda cb 300RTodos estão acostumados a verem matérias minhas a respeito de mototurismo mas, entre os e-mails que recebo relacionados ao turismo, sempre há comentários a respeito de motos, que eu acho a respeito de determinados modelos, como andam, etc. Pois bem, vou começar sempre que possível  relatar o comportamento de motos que eu venha a utilizar durante os tours que fizer ou mesmo nas viagens.
Mas sempre em uso como você, no dia a dia, nas estradas, sozinho ou carregada com garupa e alforjes, muitas vezes chegando ao limite da mesma. Proponho analisar sob uma ótica um pouco diferente, que vocês irão se familiarizar no relato a seguir.

Leia também:


Teste XRE 300
Teste Fazer 2011
Teste Fazer

 

CB 300R
CB 300R. Foto: Jerre Rocha

 



Honda CB 300R
Esta motocicleta já esta a um ano no mercado, causou sensação no seu lançamento, ao substituir a CBX 250 Twister, mas passado este tempo, como estará rodando agora,  com alguns quilômetros de vida?

A CB 300R que utilizei já estava com 11.976 km, portanto, já bem amaciada, pneu traseiro já no fim da vida útil, e o dianteiro ainda iria longe. Retornou a revenda com 14.122 km. Tendo rodado 2.146 km no período de seis dias.

Rodou 90% desta quilometragem com garupa e pelo menos 80% com alforjes laterais. Pelo manual de proprietário a capacidade de carga recomendada da motocicleta é de 179 kg, porém, carreguei com 215 kg aproximadamente. No percurso havia grandes retas, curvas longas, curtas, chão batido, inclusive barro.

Utilizei a moto para puxar o Tour da Via Porto Honda (que a cedeu para o teste) de Porto Alegre/RS a Serra do Rio do Rastro/SC (nos dias 29/30 maio) com 886 km percorridos no total (ida e volta). Mais 1.260 km nos dias 3, 4, 5 e 6 junho. Sendo eu, garupa e alforjes. O destino, a cidade de Urubici/SC, na serra catarinense e retornando pelo litoral (BR 101).

Números:
2.146 km rodados
Consumo entre 24,2 a 26,75 km/l
Velocidade final 140 km
Velocidade de cruzeiro  100/110 km/h

 

Roteiro Teste Viagem CB 300R
Roteiro de viagem, teste CB 300R
(clique na imagem para ampliar)

Detalhes do percurso

29/30 maio 2010 - 886 km
Utilizei ela para puxar o Tour da Via Porto Honda de Porto Alegre/RS a Serra do Rio do Rastro/SC (29/30 maio), 886 km percorridos no total. Motos de 250 a 1100 cilindrada participaram.

Velocidade utilizada é 100 km/h nas estradas.
No primeiro percurso (Porto Alegre/ Torres-RS) com velocidade constante de 100 km, piloto/garupa/alforges o consumo dela ficou nos 24,2 km/l.
Retirei alforges laterais, novo percurso misto de 216,7 km, velocidade de 40 km à 100 km, consumo de 26,75 km/l. Neste trajeto e com o tour, vou simplificar minhas observações pelo fato de estar sempre focado no grupo que eu conduzia.

“Sempre na mão, com poucas trocas de marchas”

1.260 km (3,4,5,6 junho)
Eu, garupa, alforges cheios. O destino era a cidade de Urubici/SC, na serra catarinense e retornando pelo litoral( Br 101).
O percurso tinha tudo que eu queria. Curvas longas, curtas, chão batido, barro.

- Porto Alegre/São Francisco de Paula/Bom Jesus/ Vacaria - RS
- Km percorridos - 331 km
- Consumo- 25,22 km/l

Este trecho é bem misto, Porto Alegre/Taquara-RS, velocidade se mantendo sempre entre 80/100 km.
Taquara/ São Francisco de Paula-RS são 40 km de subida e muitas curvas. Mesmo com carga total sobe tranquila, firme nas curvas, câmbio quase não é exigido. Em um momento da subida um caminhão carregado vai trancando todo o trânsito, e como a estrada é simples, eu e mais pelo menos uns seis carros atrás, em procissão. Quando abre o espaço, torço o cabo, e ela ronca grosso e despacha todos. Vigorosa.

Entre São Francisco de Paula e Bom Jesus/RS, trechos planos, curvas longas e uma pequena serra com um trecho de 8 km de chão batido seco. Anda tranquila mesmo neste tipo de piso.

Bom Jesus a Vacaria/RS o asfalto é bom, com curvas longas, 60 km. Levei a CB 300 neste trecho sempre entre 100/ 120 km, apenas em pequenos trechos é necessário a diminuição por cruzamentos e vilas. Mesmo carregada, não reclama. Quinta marcha quase que em 100% desta quilometragem. Gostei muito do torque dela, basta apenas torcer o cabo que ela responde, sem reduções, suspensão firme.

- Vacaria/ Lages/São Joaquim/Urubici-SC
- Km percorridos - 284 km
- Consumo - 26,56 km/l

De Vacaria/RS a Lages/SC a estrada não é lá estas coisas, caminhões e carretas fazem parte deste trecho, então velocidade oscila bastante entre 80/120 km,  novamente motor ronca grosso.

Lages a São Joaquim/ SC a noite vem chegando e com ela chuva, mas a moto anda bem na chuva, apesar do pneu traseiro da 300cc estar chegando ao fim da vida útil, contando que eu conduzia também em um ritmo de segurança, aliás, todos naquela região. O ritmo agora está na casa dos 80 km, veículos, alguns caminhões, chuva e noite.

Entre São Joaquim e Urubici/SC, eu ia rodando e já prevendo que ia piorar, pois é uma região de neblina, e piorou. Em São Joaquim a chuva praticamente tinha cessado, deu uma folga somente para atravessar a cidade, mas já na saída, chuva, muitas curvas e mais 75 km de tocada noturna.

Mas foi só pegar o acesso com os últimos 40 km até Urubici/SC, muita neblina fez com que eu rodasse a uma velocidade de 30 km e a raras vezes a uns 50 km horários.

Bem vindo o novo farol, com lâmpada mais potente (55/60W), faz muita diferença e com foco bem concentrado.  Este trecho me desgastou muito, tanto pela distância que eu já tinha percorrido (550 km), com paradas para fotos e com últimos quilômetros como estes eu só conseguia pensar em chegar na hospedagem.

Esta cidade (Urubici/SC) é ótima para quem aprecia aventuras, eco turismo. Hospedagens na cidade não é problema, para todos os gostos e bolsos.

Foi só chegar na cidade que acabou a neblina, neste momento eu já estava começando a relaxar. Mas tinha uma pequeno trecho com surpresas. A estrada para a hospedagem é a mesma que vai para a Serra do Corvo Branco, passa em frente a hospedagem. Estão trabalhando no seu asfaltamento.

Então nos últimos 400m o chão batido virou um sabão.
Ia rodando com a CB 300 em 1º marcha na lenta, a moto carregada, nós cansados. Em determinados momentos apenas sentia o pneu sair de lado, bem devagarinho, deslizando. E aconteceu algo que nunca tinha me acontecido até então:
saiu de lado novamente bem devagar, soltei o acelerador e coloquei os pés no chão, mal tocando no freio. Loucura, ela continuou deslizando com meus pés no chão, deslizando junto.
Parou devagar, eu pensando: Bahhh, vou cair justo agora, aqui, na chegada??? Esta é para rir: Falei para a patroa:
“Pode respirar, mas se tu espirrar nós caímos.”
Conseguimos chegar ilesos.

Bom, para não fugir a regra, vou deixar aqui uma dica de hospedagem rural, la em Urubici/SC:
Site: www.urubici-sc.com.br/nsg
E-mail: hospedagem@twc.com.br

 

Cb 300R alforges

 

Aquele banho quente, e fomos comer uma feijoada com a turma que faz trilhas na cidade.

Na sexta- feira (04/06) rodamos pela cidade, muito pouco é claro, pois a chuva não deu trégua. Aproveitamos para curtir na hospedagem.

Sábado (05/06) partimos logo após o café da manhã. Dia claro, mas somente ate a saída da cidade, e novamente, os 40 km do acesso a Urubici/SC foram feitos com chuva. Mas desta vez deu para manter a tocada na estrada. Mas a partir da Serra do Rio do Rastro até Içara/SC, trecho misto, com velocidades variando sempre entre 40 km e 110 km, o consumo sempre se manteu nas mesmas médias.

Após Içara/SC até Passo de Torres/SC, já na divisa de SC e RS peguei a BR-101 com alguns trechos com desvios pelas obras, mas no restante mantive sempre 100/110 km com alguns picos de 120/125 km.

Manteve sempre bem, firme, sendo com alguns trechos com ventos laterais.
Já em Torres/RS, aproveitei para curtir o fim de tarde, o pôr do sol, praia,  para só pegar a Estrada do Mar até Tramandai/RS (90 km) já a noite.
Noite limpa, asfalto de boa qualidade, boa iluminação da motocicleta, pode se comentar que permite uma boa tocada a noite, segura. Tramandaí a Porto Alegre/RS, via Free Way, sempre na media de 100/110 km.

 

 

Cb 300R

 

Final de viagem.

Impressões:


Acelera bem e rápido, sem falhas e tem ótima retomada de velocidade. O torque vigoroso deste motor 300cc foi uma das coisas que mais gostei. Faz a diferença, pois mesmo com ventos fortes laterais e frontais, ela se mantém firme, 100/110 km/h. Durante a viagem em dois momentos ouve ventos fortes, na BR 101 e na Free Way. Não existe a necessidade de ficar trocando de marchas na estrada, se estiver rodando a 80 km. Acelere e ela alcança rápido o seu limite.

Apesar de toda a carga que ela carregava, ela desenvolve bem em todas as situações, piso seco e molhado, ótima de curvas. Em um único momento em estrada plana comigo sozinho na motocicleta levei ela ao limite. Chegou nos 140 km. Leve em consideração que tenho 1,90cm e 120kg.

Barro muito cuidado, não é o tipo de terreno para o qual ela foi projetada, desliza e sai de trazeira fácil.

Ainda tem barulho de corrente, mas menor em relação a  Twister 250. O painel digital tem boa leitura sempre, tanto durante o dia, como a noite, um tom alaranjado de fácil leitura. Relógio é sempre bom, na estrada nem se fala, foi uma boa terem colocado no painel. O tanque grande com capacidade de 18l, sendo 3l de reserva, alem de deixar ela mais encorpada, evita ter que parar para abastecimetos seguidamente.

Visualmente ela tem inspiração nas irmãs maiores da marca, arrojado e atual, a única pena foi não terem reavaliado a questão dos piscas e retrovisores antes de lançarem, pois as linhas da moto mereciam um formato mais arrojado nestes dois itens. Pneu 140 na trazeira deixa encorpada, brasileiro gosta.

Outra colocação é também sobre o ponto de vista de viagem. Um cavalete central faz falta. Ela carregada só no pezinho lateral pode dar problemas em algumas situações. Problema este que se resolve fácil, pois o da Twister 250 encaixa sem problemas.

Quanto ao conforto, eu não tive maiores problemas e minha garupa também não, levando em conta que era turismo, e não Iron Bud.

Considerando minha estatura e peso, tudo que levei na viagem e mais o que rodei na cidade, ela agradou. Uma moto para usar no dia a dia e pegar a estrada sem medo.


Textos e Fotos - Jerre Rocha
Revisão - Juci Schena

Ficha técnica Honda CB 300R:

Motor:
DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Cilindrada: 291,6 centímetros cúbicos
Potência máxima:
26,53 cv a 7.500 rpm
Torque máximo:
2,81 kg.f.m a 6.000 rpm
Diâmetro e curso: 79,0 x 59,5 mm
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Ignição: Eletrônica
Taxa de compressão: 9,0:1
Partida: Elétrica
Bateria: 12 V - 6Ah
Transmissão: 5 marchas com transmissão final por corrente
Suspensão:

Dianteira por garfo telescópico com 130 mm de curso.

Traseira monoamortecida com 105 mm de curso.

Freios:

Disco simples de 276 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo na dianteira.

Tambor com 130 mm na traseira.

Pneus:

Dianteiro, 110/70 - 17M/C (54H);

Traseiro, 140/70 - 17M/C (66H).

Chassi: Berço semiduplo
Dimensões: 2.085 (comprimento), 745 mm (largura), 1.040 mm (altura); 1.402 mm (entre-eixos); 781 mm (altura do assento) e 183 mm (altura mínima do solo)
Tanque: 18 litros (3 l na reserva)
Peso: 143 kg a seco
Cores: Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica
Preço: R$ 11.490,00

 

Galeria de Fotos:

TESTE CB 300R 067.jpg
Na estrada com a CB 300R
TESTE CB 300R 004.jpg
Enfrentando Terra
TESTE CB 300R 022 (Large).jpg
Resultado: muita lama
TESTE CB 300R 133.jpg
TESTE CB 300R 128.jpg
TESTE CB 300R 100.jpg
TESTE CB 300R 089.jpg
TESTE CB 300R 085.jpg
TESTE CB 300R 084.jpg
TESTE CB 300R 065.jpg
TESTE CB 300R 047.jpg
TESTE CB 300R 015.jpg
TESTE CB 300R 005.jpg
TESTE CB 300R 165.jpg
TESTE CB 300R 156.jpg
TESTE CB 300R 154.jpg
TESTE CB 300R 148.jpg
TESTE CB 300R 142.jpg
VIAGEM TESTE HONDA CB 300R (Large).jpg
Roteiro da Viagem
Comentários (294)
Marcar como SPAM honda ja foi o tempo...
294 Sáb, 15 de Dezembro de 2012 22:47
bravo
pra mim essa honda ja era so fabrica,modelos horrorendos´

só não perde para a yamaha porque ja fez seu nome na frente senão.....as motos mais bonitas pararam de fabricar!!
Marcar como SPAM cb300r
293 Seg, 17 de Outubro de 2011 12:49
volcom
amigos moto pra anda e nao pra fica competindo eu tenho uma r1 e po ja andei com pessoas que tem motos de 250cc ou 300cc e po foii muito bom entao pra que fica reclamando e falando mau um dos outros nao precisa disso eu acho.. abraço a todos
Marcar como SPAM Yamarra e jogo no fundo do Tietê
292 Ter, 04 de Outubro de 2011 11:21
Antonio Carlos de Oliveira
Vejo muita gente detonar a CB300 mas eu tenho uma Fazer 250 LE 2008 que foi pro RECALL pois segundo a fabrica a moto poderia literalmente desmontar a traseira, depois do RECALL tento vender e ninguém quer comprar a geringonça...agora vou na DAFRA quem sabe consigo uma Apache ou vou ter que morrer com a lacraia aqui
Marcar como SPAM hornet 600cc
291 Sex, 09 de Setembro de 2011 14:59
brutamonte
Ai ja tive desde titam a twister ,tenho saudades
de minha velha xr andava muito mesmo + lanssaram a
twister minha primeira foi a amarela durou pouco
1 comigo meu tirou um fino em um astra se foi minha twister acabo tudo + a belesa dela mem fes comprar outra desa vez preta moro no pará tem uma serra aqui muito loca com varias retas curvas e etc bem em uma bela madrugada
la estava eu decendo a serra a ums 150kmh quando escutei um ronco olhei para tras + ñ vi nada isso porque era um doido em uma hornet q mem fes pareser q eu estava andando para traz + eu sempre achei linda essa
hornet principalmente o velho modelo agora quero cromprar uma qual a melhor uma zero com abs e injeção lembrando q eu quero custo beneficio ,é tem um ditado se ñ pode com ele se junte a ele vo fazer isso com a 600cc e quem sabe obter minha revanche vlw.
Marcar como SPAM Fazer
290 Sex, 26 de Agosto de 2011 21:36
FAZER
eu não tenho medo de cb não
garanto com minha faifai ficar na frente de CB300
quem quiser fazer um teste, é so chamar
Laughing
Marcar como SPAM Comparativo Pessoal entre Fazer 250 e CB300
289 Sáb, 13 de Agosto de 2011 01:35
Kemerson
Bom, tendo pilotado as duas motocicletas, posso afirmar que o torque da CB300 é notável um pouco superior ao da Fazer, principalmente em retomadas, mas o conforto e economia da Fazer são extremamente consideráveis. Na velocidade final, consegui atingir maiores números sobre a Fazer, mesmo trocando de motocicletas durante uma viagem, a fazer se sebressaiu em logos declives ou longas retas.
Abraços.
Marcar como SPAM opiniao
288 Seg, 04 de Julho de 2011 11:21
kob
acho que uma moto que pegaria bem aqui no brasil pelo seu estilo e para o dia dia seria a honda unicorn dazzler cento cinquenta muito bonita mas nao esta no brasil porque sera?
Marcar como SPAM opiniao
287 Seg, 04 de Julho de 2011 10:56
kob
acho que se fosse para lançar cbs como essas aqui no brasil deveria reavaliar avolta das cbsquatrocentos
Marcar como SPAM BO BÃO
286 Ter, 31 de Maio de 2011 11:18
wesleyjf
CARA SI EU QUIZECI MOTO ALTA COMPRARIA UM XRE 300 OU LANDER 250 MAS PELO COMENTARIO QUE VC FEZ DA PRA PERCEBER QUE VC SIM NUNCA TEVE UMA MOTO DE ALTA CC,EU JA TIVE VARIAS TIPO HORNET,FAZER,600,ZX6,BANDIT,ETC TODAS SÃO MUITO BOAS SO QUE FICA MUITO CARO PRA ANDAR NO DIA A DIA O PNEU DE UMA 600CC É 800 REAIS IPVA NA FAXA DE 900 REAIS SÃO 4 LITROS DE OLEO NO MOTOE REVIZÃO FICA CARO ISSO SI VC NÃO PRECIZAR DE COMPRAR ALGUMA PEÇA DE REPOZIÇÃO QUE É TODAS MUITO CARO,AGORA SI VC TEM MUITA GRANA COMPRA UMA 600CC PRA VC E DEIXA EU QUETO COM A MINHA NINJA 250 TO SATISFEITO DE MAIS COM ELA,SEU OTARIO.
Marcar como SPAM ninjinha tem cor e altura d moto d criança.
285 Seg, 30 de Maio de 2011 12:55
ninjinha é moto pra quem tem 1 metro e meio de altura.
td bem anda um pouco mais q a 300, mas quem vai pilotar? uma criança de 13 anos? qual é o adulto q fica bem montado numa dessa? essa moto toda carenada é pra quem quer um motão d verdade e ñ pode, ai tenta desfarçar c essa merda pequena. vai a luta e compra uma 600 pelo -.
Marcar como SPAM anda muito
284 Sex, 27 de Maio de 2011 08:20
wesleyjf
Eu tinha uma cb 300 tudo bem,Ela anda um pouquinho mais que a fazer 250 sim. Maia a Ninja 250 anda é muito mais que a cb 300 da ate pena da cb.
Marcar como SPAM que pena
283 Sex, 27 de Maio de 2011 08:13
wesleyjf
Os caras ficão falando que a fazer 250 toma pau da cb 300 mais a cb 300 toma maior coro da Ninja,e é 250 cc.
Marcar como SPAM quero qualidade
282 Sex, 27 de Maio de 2011 08:03
consumidor
Tem neguim que so importa com velocidade mais esquece da qualidade e acabamento e principalmente segurança, são esses que cedo ou tarde estaram comprando terreno, KKK

Fazer tecnologia pioneira em IE acabamento inovador velocidade dentro dos padroes

CB 300 puts super tecnologia estala corrente tecnologia esta que vem desde muito tempo atraz, legal um super segredo absoluto que nenhuma outra concorrente conseguiu descobrir, acabamento de primeira que é igual pra todas as outras motos Honda titan até biz tem o mesmo acabamento kKKK setas, comandos do guidão tudo igual, balança e cade o freio a disco trazeiro, a tava me esquecendo gaste mais um 3 mil conto a mais e tera o freio a disco trazeiro.

Que isso galera vamos ser mais inteligentes temos que correr atras de qualidade parece até mulher de cafetão, pare e olha o que estamos recebendo so tem merda num mercado que cresce todo dia.
Marcar como SPAM Cb300
281 Sex, 27 de Maio de 2011 02:05
Cr7
A cb da de 10 a 0 na fazer, eu tinha uma fazer q nao andava nada entao troquei por uma cb q anda muito e estou muito satisfeito.
Marcar como SPAM cb300
280 Qui, 26 de Maio de 2011 23:54
mandrak
Olha so sei de uma coisa a fazer nem chega perto da cb300 no sentido de velocidade para vcs terem uma idéia da cb300 vcs podem e amarar uma corda na cb300 para puxar a fazer por que se não ela fica para trás.... rsrssrsrscom seus 80km/h kkkkkkkkk Laughing
Marcar como SPAM a boa
279 Ter, 24 de Maio de 2011 23:21
wesleyjf
PRA QUEM QUER COMPRAR UMA BOA MOTOCICLETA QUE NÃO FAZ BARULHO DE CORRENTE NÃO VAZA OLEO ANDA MUITO 175 KH ECONOMICA 27 POR LITRO E BONITA,PODE COMPRAR UMA KAWASAKI NINJA 250 QUE NÃO VAI SE ARREPENDER A MOTO É BOA MESMO E É UMA KAWASAKI.
Marcar como SPAM viagem da minha vida
278 Qua, 30 de Março de 2011 19:18
pantoja
fiz uma viagem com meus colegas,com e minha esposa para um municipiodo do meu estado,600KL da cidade de macapa muita estrada mais com uma maguina como a cb300 nimguem me seguror ´´´´
Marcar como SPAM viagem pelo RS de titan mix ex
277 Qua, 30 de Março de 2011 14:05
Aventureiro
Olá fiz uma viagem parecida com sua pouquinho mais longe, saido de Bagé, Poa, Caxias, Torres, Lajeado, Santa Maria e muitas outras, da olhada nas fotos ai.A proxima viagem vai ser até a cidade de Ushuaia na argentina se Deus quizer.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=14556286789116069715&aid=1295617677
Marcar como SPAM Mais fraca
276 Sáb, 26 de Março de 2011 18:04
Grosso
Tive uma Twister 2002 e numa descida com os pés na pedaleiras do garupa atingi 175 km/h no velocímetro,pois empolguei e nem acreditava que poderia atingir essa velocidade com tudo original.Depois comprei uma Tw 2008 mas é mais fraca que a primeira e dificilmente consigo 160 km/h na descida.Alguém poderia me dizer porquê as ultimas Tw parecem mais fracas?Estive olhando a nova Fazer e tá mais bonita do que CB 300,melhor acabamento mais encorpada sem dizer no freio a disco traseiro e balança de alumínio,a honda decepcionou neste quesito,lançou como opcional freio a disco traseiro com ABS, muito caro,não vale a pena.
Marcar como SPAM Duvida
275 Qui, 24 de Março de 2011 10:52
Carlos86
"A fazer 250 2011 pode usar pneu dianteiro 110/70 – 17M/C (54H) e pneu trazeiro 140/70 – 17M/C (66H)?"
Página:0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14,

Adicione seu comentário
(leia as regras)

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_KAKAKA_JJSMILEYS_RSRSRS_JJ
Apelido:
E-mail(verdadeiro):
Título:
Msg:
LAST_UPDATED2