Motokando.com

Destaque


Cobertura do Salão Duas Rodas 2013

Compartilhe

Publicidade


Receba as novidades Motokando.com em seu email!

Mapa do Site

Todas as matérias

Dicas: Lubrificação da corrente de transmissão
Motocicletas - Dicas de Oficina
Publicado por motokando.com   
Qui, 13 de Novembro de 2008 07:40

Muito cuidado na hora de lubrificar a corrente de transmissão, tanto a falta como o excesso de lubrificante pode reduzir a vida útil do conjunto corrente/coroa/pinhão. Existem lubrificantes próprios para lubrificaro conjunto de transmissão, podendo-se encontra-los em qualquer motopeças, estes lubrificantes são os mais recomendados.

Em períodos chuvosos, a lubrificação se faz ainda mais necessária, pois a água pode retirar o lubrificante e ainda age sobre o material da corrente desgastando-a precocemente.

Comentários (28)
Marcar como SPAM Lubrificação de relação!
28 Sex, 23 de Agosto de 2013 14:44
Líu
Prezados tenho uma Twister, e sempre lubrifique a relação intercalando entre óleo e graxa, nunca passei muito só o suficiente, rodei 46.000Km com a o riginal, em questão de ruido tenho pouca queixa pois ela bem lubrificada reduz muito aquele incomodativo ruído, quando troquei a relação coloquei da marca VAZ com retentor, parece que aumentou um pouco o ruido mesmo lubrificada, pesquisei e achei um pinhão da VAZ com redutor de ruído farei o teste.
Marcar como SPAM lubrificação
27 Sex, 26 de Julho de 2013 19:17
douglinha
SMILEYS_KAKAKA_JJnão me ajudou em nada o carinha diz q todos lubrificantes no mercado é recomendado há vá
Marcar como SPAM MISTURA GRAXA E ÓLEO
26 Seg, 24 de Setembro de 2012 13:45
v-strom
FAÇA UMA MISTURA DE ÓLEO 90 (LIMPO) COM GRAXA. MISTURE BEM E APLIQUE NA CORRENTE A CADA 100 KM.
SE VOCÊ GOSTA DE RODAR A UMA VELOCIDADE DE 160 KM POR EXEMPLO, DEVE-SE DIMINUIR O INTERVALO DE LUBRIFICAÇÃO.
Marcar como SPAM qual é a melhor relação para moto broz ?
25 Sex, 10 de Agosto de 2012 05:59
GILMAQUINA
E OS AMORTECEDORES E SUSPENÇA COMO LUBRIFIFO?
Marcar como SPAM llubrificação da corrente de transmição
24 Dom, 26 de Fevereiro de 2012 15:49
swellington
tenho uma fan 150 e lubrifico a corrente com wd 40 tem algum lubrificante especifico ou esse q to usando serve
tem algum problema lubrificar com wd 40
Marcar como SPAM twister
23 Sex, 07 de Outubro de 2011 08:18
Nego Drama
Comprei uma twister e a primeira coisa que o ex dono disse é "voce vai ter que troca a relação", busquei no site evi que poderia ser falta de lubrificação aquela barulheira toda, mas com uma pequena lubrificada diminuiu o barrulho em 70%, amanhã limparei tudo e passarei olho e vocamos ver como ficará.
Marcar como SPAM LUBRIFICAÇÃO
22 Sáb, 02 de Julho de 2011 17:34
CADIN
O MELHOR MESMO É O ÓLEO 90 APLICADO COM PINCEL PRA NÃO TER EXCESSOS (EVITANDO ASSIM A INDESEJÁVEL SUJEIRA NA RODA TRASEIRA)E NEM DESPERDÍCIOS. ALGUMAS MOTOS POSSUEM RETENTORES NOS ELOS DAS CORRENTES, ASIM MESMO QUE POR FORA PAREÇA SECA ELA AINDA ESTAS LUBRIFICADA POR DENTRO QUE É ONDE IMPORTA DISPENSANDO LUBRIFICAÇÕES FREQUENTES.
Marcar como SPAM Óleo ou graxa na corrente?
21 Sex, 03 de Junho de 2011 07:36
cARLOS BIVO
A dúvida de um MOTARD certamente é a mesma de muitos outros motociclistas, que se deparam no dilema de como lubrificar a corrente do equipamento da maneira ideal e correta. Quem utiliza óleo, sempre tem dor de cabeça com a limpeza da moto, que fica com a roda traseira repleta de pingos e manchas. Se a opção é a graxa, em pouco tempo o problema passa a ser a acumulação de sujidade na corrente.

“O que deve ser salientado desde o início é que não há como manter a roda limpa quando se passa óleo na corrente”, “Mas é preferível limpar a moto a cada semana a ter que gastar muito mais dinheiro com manutenção”.

A dica para quem prefere óleo é não exagerar na aplicação do produto e dar preferência ao óleo 2Q PTF LUBRICANT +, que é pouco viscoso e ideal para a lubrificação. “Mas antes de passá-lo, é recomendável lavar a corrente com X99, a fim de tirar o óleo velho e as demais impurezas que ficam concentradas”.

No entanto, surge como a salvação para aqueles que realmente detestam ver a roda suja, e representa também o que existe de melhor no mercado. “O XJ1’ foi projetado para a aplicação em correntes. É branca e não sai com água, mas acumula sujidade, especialmente areia. Neste caso, a dica é lavar a corrente uma vez por semana com X99”.
Ele é muito bom porque adere à corrente; e não suja. Quem o adquire e aplica na moto pode fazer uma viagem sossegada até Jerez, pois ainda sobra produto”.

O excesso de óleo na corrente, que pode gerar alguns imprevistos. “Além de sujar ainda mais a roda, o excedente pode ir para o pneu e aumentar o risco de queda do motociclista. Outro detalhe é que o óleo pode entrar no pinhão — a peça que transfere a força do motor para a roda traseira —, dando a impressão de que ele esteja com vazamento”.

Os grãos de areia e demais tipos de partículas sólidas podem causar sérios danos, como problema no rolamento de roda, pinhão e rolamento do eixo secundário. “Um conjunto de relação custa muito caro, portanto, sai muito mais barato dar atenção às limpezas”.

Todas as fabricantes de moto recomendam que a corrente seja lubrificada a cada 400 km. Aqueles que dependem do uso diário do veículo de duas rodas — para criarem o hábito de aplicar um pouco de óleo em cada dia pela manhã. “Com isso, a vida útil da corrente será prolongada, garantindo a felicidade do proprietário”,
para adquirir o XJ! podem ir a http://www.2qbike.com/shop/lang-pt/113-limpeza-lubrificacao-de-corrente.html
Marcar como SPAM spray chain lube
20 Dom, 27 de Março de 2011 17:55
madu1
Tenho lido muito a respeito de lubrificação de corrente e apesar de não ser barato este chain lube (60,00) repele a água,areia e penetra melhor na corrente e não sai, mesmo com chuva!!! tb existe o chain clean para limpar a corrente antes do chain lube!!!
Marcar como SPAM spray chain lube
19 Dom, 27 de Março de 2011 17:53
madu
Tenho lido muito a respeito de lubrificação de corrente e apesar de não ser barato este chain lube (60,00) repele a água,areia e penetra melhor na corrente e não sai, mesmo com chuva!!! tb existe o chain clean para limpar a corrente antes do chain lube!!!
Marcar como SPAM lubrificar corrente
18 Sáb, 25 de Dezembro de 2010 00:31
Paulo motard
Ah, só pra completar lava bem a moto no apara-lama trazeiro, com escova e sabão mesmo pra tirar toda sujeira e manda um jato de silicone spray ou starret M1 ou WD40, pra sujeira, óleo, asfalto não grudar. Dura um tempão e protege os parafusos. Cool
Marcar como SPAM lubrificar corrente
17 Sáb, 25 de Dezembro de 2010 00:21
Paulo motard
Bem, primeiro eu usava óleo 90 conforme manda o manual, mas saía logo com qualquer chuva. Quando ia olear de novo lavava com querozene, água com sabão em pó e detergente de prato pra tirar o querozene logo pois ele acaba com os o'rings. Depois usei óleo de motor novo pra entrar mais rápido nos roletes, contudo saía mais rápido também. Hoje fiz um lubrificador automático que ví no clube xt600, coloco óleo 90(50%) 140(45%) Molykote (5%), misturo bem e estou muito satisfeito, o óleo novo quando cai com a moto em movimento joga o velho fora junto com a sujeira devido à energia cinética da coroa. Se usar com cuidado, abrir por pouco tempo a cada 300km, a corrente fica bem lubrificada, não suja muito a roda e devido ao menor atrito a moto fica mais econômica. Se eu passar em trecho alagado ou chuva, abro a torneirinha depois, em movimento mesmo, e viajo tranquilo. Barato, rápido, sem meleira e eficiente.
Marcar como SPAM lubrificante de corrente.
16 Seg, 01 de Novembro de 2010 11:15
Raphael S.Vasconcelos
Já ouvi de tudo meus amigos. O que tenho visto na prática é: Graxa sai fácil e suja muito. Óleo só o 90 mesmo assim suja muito. O que eu tenho me dado melhor é um lubrificante para correntes da marca WURTH que eu comprei em lojas do ramo. Ele é indicado nas lojas, não suja a corrente de preto e tem fixado bem. Abraçoss!!!
Marcar como SPAM charles berne
15 Dom, 10 de Outubro de 2010 15:01
Marcelo júnior
eu uso óleo 90 para transmissão, mas só depois que tiro o velho com um pincel e querosene mistardo com água, ai lavo bastante a corrente e aplico o óleo 90 com um pincel.
Marcar como SPAM lubrificação da corrente de transmição
14 Dom, 10 de Outubro de 2010 13:47
charles berne
boa tarde.
tenha uma bros 150, ew gostaria de saber como lubrifico sua corrente de transmição e como eu evito os ferrugen nas partes + escondidas .
obrigado.
Marcar como SPAM BOA
13 Sáb, 28 de Agosto de 2010 09:34
COSTA & SILVA
SMILEYS_KAKAKA_JJBOA. TEM OUTRA?
Marcar como SPAM LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE DE TRANSMISSÃO
12 Qui, 20 de Maio de 2010 23:14
jcarlosb56
Uso óleo 90 próprio para transmissão. Wink
Marcar como SPAM Melhor material para Lubrificar a Corrente de transmissão da Moto
11 Qui, 20 de Maio de 2010 20:48
Marcelo-TUBA
Aprendi isso na época que a Revista Duas rodas tinha o faça vc mesmo: Vc pega um litro de óleo 90 ou 120 coloca em uma panela média (suficiente para caber dois litro, para que sobre um bom espaço até a borda) aqueça no fogo, adicione cinco velas (daquelas que se usa quando falta luz na sua casa) deixe ferver, e despeje um tubinho de grafite em pó (este eu que resolvi incluir, pois ficou muito melhor). Esta mistura vc pode mergulhar a sua corrente na panela depois de dar uma boa limpeza nela ou mesmo pincelar a mistura na corrente no local. A vela serve para irrigecer o óleo assim que ele esfria, e fervendo o óleo ele fica mais fino penetrando melhor na corrente junto com o grafite, e após o uso vc guarda o restante da mistura para uso posterior. Idea
Marcar como SPAM OLEO
10 Seg, 29 de Março de 2010 12:09
MARCIELE
É CERTO LUBRIFICAR COM O PROPRIO OLEO Q TIRAMOS DO MOTOR? Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised
Marcar como SPAM lubrificação da corrente
9 Dom, 28 de Março de 2010 20:30
fernandinho
Olha rodei com uma biz 69000km
com uma broz 125 74000km
com uma broz 150 48000km
com a dupla oleo 90 com grafite em po
essa dubla colocada num pote e uma escova de dente e logico com bastante atenção com a sua moto você pode chegar a resutados bem parecidos com esses
espero poder colaborar com todos para economizar e ter mais segurança . Wink
Página:0,1,

Adicione seu comentário
(leia as regras)

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_KAKAKA_JJSMILEYS_RSRSRS_JJ
Apelido:
E-mail(verdadeiro):
Título:
Msg:
LAST_UPDATED2