Motokando.com

Destaque


Cobertura do Salão Duas Rodas 2013

Compartilhe

Publicidade


Receba as novidades Motokando.com em seu email!

Mapa do Site

Todas as matérias

Publicidade
Dicas: Lubrificação da corrente de transmissão
Motocicletas - Dicas de Oficina
Publicado por motokando.com   
Qui, 13 de Novembro de 2008 07:40

Muito cuidado na hora de lubrificar a corrente de transmissão, tanto a falta como o excesso de lubrificante pode reduzir a vida útil do conjunto corrente/coroa/pinhão. Existem lubrificantes próprios para lubrificaro conjunto de transmissão, podendo-se encontra-los em qualquer motopeças, estes lubrificantes são os mais recomendados.

Em períodos chuvosos, a lubrificação se faz ainda mais necessária, pois a água pode retirar o lubrificante e ainda age sobre o material da corrente desgastando-a precocemente.

Comentários (28)
Marcar como SPAM Lubrificação de relação!
28 Sex, 23 de Agosto de 2013 14:44
Líu
Prezados tenho uma Twister, e sempre lubrifique a relação intercalando entre óleo e graxa, nunca passei muito só o suficiente, rodei 46.000Km com a o riginal, em questão de ruido tenho pouca queixa pois ela bem lubrificada reduz muito aquele incomodativo ruído, quando troquei a relação coloquei da marca VAZ com retentor, parece que aumentou um pouco o ruido mesmo lubrificada, pesquisei e achei um pinhão da VAZ com redutor de ruído farei o teste.
Marcar como SPAM lubrificação
27 Sex, 26 de Julho de 2013 19:17
douglinha
SMILEYS_KAKAKA_JJnão me ajudou em nada o carinha diz q todos lubrificantes no mercado é recomendado há vá
Marcar como SPAM MISTURA GRAXA E ÓLEO
26 Seg, 24 de Setembro de 2012 13:45
v-strom
FAÇA UMA MISTURA DE ÓLEO 90 (LIMPO) COM GRAXA. MISTURE BEM E APLIQUE NA CORRENTE A CADA 100 KM.
SE VOCÊ GOSTA DE RODAR A UMA VELOCIDADE DE 160 KM POR EXEMPLO, DEVE-SE DIMINUIR O INTERVALO DE LUBRIFICAÇÃO.
Marcar como SPAM qual é a melhor relação para moto broz ?
25 Sex, 10 de Agosto de 2012 05:59
GILMAQUINA
E OS AMORTECEDORES E SUSPENÇA COMO LUBRIFIFO?
Marcar como SPAM llubrificação da corrente de transmição
24 Dom, 26 de Fevereiro de 2012 15:49
swellington
tenho uma fan 150 e lubrifico a corrente com wd 40 tem algum lubrificante especifico ou esse q to usando serve
tem algum problema lubrificar com wd 40
Marcar como SPAM twister
23 Sex, 07 de Outubro de 2011 08:18
Nego Drama
Comprei uma twister e a primeira coisa que o ex dono disse é "voce vai ter que troca a relação", busquei no site evi que poderia ser falta de lubrificação aquela barulheira toda, mas com uma pequena lubrificada diminuiu o barrulho em 70%, amanhã limparei tudo e passarei olho e vocamos ver como ficará.
Marcar como SPAM LUBRIFICAÇÃO
22 Sáb, 02 de Julho de 2011 17:34
CADIN
O MELHOR MESMO É O ÓLEO 90 APLICADO COM PINCEL PRA NÃO TER EXCESSOS (EVITANDO ASSIM A INDESEJÁVEL SUJEIRA NA RODA TRASEIRA)E NEM DESPERDÍCIOS. ALGUMAS MOTOS POSSUEM RETENTORES NOS ELOS DAS CORRENTES, ASIM MESMO QUE POR FORA PAREÇA SECA ELA AINDA ESTAS LUBRIFICADA POR DENTRO QUE É ONDE IMPORTA DISPENSANDO LUBRIFICAÇÕES FREQUENTES.
Marcar como SPAM Óleo ou graxa na corrente?
21 Sex, 03 de Junho de 2011 07:36
cARLOS BIVO
A dúvida de um MOTARD certamente é a mesma de muitos outros motociclistas, que se deparam no dilema de como lubrificar a corrente do equipamento da maneira ideal e correta. Quem utiliza óleo, sempre tem dor de cabeça com a limpeza da moto, que fica com a roda traseira repleta de pingos e manchas. Se a opção é a graxa, em pouco tempo o problema passa a ser a acumulação de sujidade na corrente.

“O que deve ser salientado desde o início é que não há como manter a roda limpa quando se passa óleo na corrente”, “Mas é preferível limpar a moto a cada semana a ter que gastar muito mais dinheiro com manutenção”.

A dica para quem prefere óleo é não exagerar na aplicação do produto e dar preferência ao óleo 2Q PTF LUBRICANT +, que é pouco viscoso e ideal para a lubrificação. “Mas antes de passá-lo, é recomendável lavar a corrente com X99, a fim de tirar o óleo velho e as demais impurezas que ficam concentradas”.

No entanto, surge como a salvação para aqueles que realmente detestam ver a roda suja, e representa também o que existe de melhor no mercado. “O XJ1’ foi projetado para a aplicação em correntes. É branca e não sai com água, mas acumula sujidade, especialmente areia. Neste caso, a dica é lavar a corrente uma vez por semana com X99”.
Ele é muito bom porque adere à corrente; e não suja. Quem o adquire e aplica na moto pode fazer uma viagem sossegada até Jerez, pois ainda sobra produto”.

O excesso de óleo na corrente, que pode gerar alguns imprevistos. “Além de sujar ainda mais a roda, o excedente pode ir para o pneu e aumentar o risco de queda do motociclista. Outro detalhe é que o óleo pode entrar no pinhão — a peça que transfere a força do motor para a roda traseira —, dando a impressão de que ele esteja com vazamento”.

Os grãos de areia e demais tipos de partículas sólidas podem causar sérios danos, como problema no rolamento de roda, pinhão e rolamento do eixo secundário. “Um conjunto de relação custa muito caro, portanto, sai muito mais barato dar atenção às limpezas”.

Todas as fabricantes de moto recomendam que a corrente seja lubrificada a cada 400 km. Aqueles que dependem do uso diário do veículo de duas rodas — para criarem o hábito de aplicar um pouco de óleo em cada dia pela manhã. “Com isso, a vida útil da corrente será prolongada, garantindo a felicidade do proprietário”,
para adquirir o XJ! podem ir a http://www.2qbik