Motokando.com

Destaque


Cobertura do Salão Duas Rodas 2013

Compartilhe

Publicidade


Receba as novidades Motokando.com em seu email!

Mapa do Site

Todas as matérias

Publicidade
Entenda a Luz Espia da injeção eletrônica
Motocicletas - Dicas de Oficina
Publicado por motokando.com   
Qua, 20 de Fevereiro de 2013 19:55

Luz Espia da Injeção EletrônicaEsta luz espia, encontrada nos painéis de motocicletas equipadas com injeção eletrônica, quase sempre não é notada pelos  proprietários mas é um importante instrumento de alerta ao motociclista. A Luz de Advertência possui a função de avisar ao proprietário sobre possíveis avarias no sistema de injeção eletrônica do veículo. Saiba como identificar e o que fazer em caso de mal funcionamento da motocicleta.

 

Quando a Luz Espia da Injeção Eletrônica permanece sempre acessa, ou quando pisca sem parar, é sinal de que algo vai mal na motocicleta. Todo o sistema eletrônico da motocicleta é verificado assim que a chave de ignição da motocicleta é acionada para a posição "ON", deste modo, a luz de advertência será acionada em caso de existência de falhas ou avarias. Alguns modelos de motocicletas possuem um sistema de auto diagnóstico que, além de avisar que algo vai mal, ainda é capaz de indicar qual é a possível fonte do problema.

Até mesmo a própria luz espia possui uma verificação de funcionamento. Todas as vezes em que a chave de ignição passa para a posição "ON" a luz espia deve acender por alguns segundos e apagar, mostrando seu bom funcionamento. Se a luz não acender significa que ela própria está com problemas, talvez esteja queimada.

Além de apontar um defeito, o sistema eletrônico da ECU (módulo que controla a injeção) também tenta corrigir, garantindo que o veículo continue seu funcionamento, mesmo que seja necessário aumentar o consumo ou reduzir a vida útil dos componentes. Por exemplo, se houve falha em algum sensor, é admitido um valor padrão de entrada e o motor continua funcionando, mesmo que isso resulte em aumento do consumo de combustível ou mal funcionamento do motor. Desta forma, o motor permanece em funcionamento para que o piloto encontre um local seguro para estacionar. Quando a luz alertar sobre anomalias na injeção, procure estacionar em local seguro e desligue o veículo, aguarde alguns minutos e funcione novamente - pode acontecer de simplesmente voltar ao normal -. Se o alerta persistir, leve a motocicleta até uma concessionária autorizada para tentar identificar o possível problema.

Com o uso da Ferramenta de Diagnóstico da Injeção é possível testar os componentes da injeção e identificar problemas. Esta ferramenta é muito útil para identificar avarias no sistema, pois permite ler a memória interna da ECU em busca do histórico de falhas, identificando problemas já ocorridos mesmo que a luz espia esteja, no momento, indicado perfeito funcionamento.

Garanta o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônico de sua motocicleta abastecendo sempre com gasolina de procedência e, de tempos em tempos, faça uso de aditivos de gasolina recomendados para limpeza do sistema, inclusive dos bicos injetores. Além disso, evite rodar na reserva pois a bomba de combustível é refrigerada pelo próprio combustível.

 

Para maiores informações consulte o manual do proprietário de sua motocicleta.

Comentários (45)
Marcar como SPAM Lander com luz de alerta acendendo e a bateria não carrega
45 Sex, 21 de Novembro de 2014 22:26
Fernando
Tenho uma Lander 2011 cuido muito bem dela. Mantenho a revisão em dia. Mais a moto resolveu me testar. A luz espiã está acendendo e piscando. A moto não pega. Já fiz revisão eletrica, troquei o celenoide, troquei o retificador, troquei a bateria tá com menos de seis meses. A moto ficou legal até a carga da nova bateria arriar e ela não pegar ou outra coisa não sei oque. Só sei que a moto continua fazendo a mesma coisa.
Vou na conssecionária novamente e pedir um auto diagnostico para saber exatamente qual é o problema da moto.

Alguém tem alguma dica ai.

Injeção eletronica; bicos; vela. chicote; conectores já estou esgotando minhas esperanças e partindo para o estator!
Marcar como SPAM faburra denovo
44 Seg, 04 de Novembro de 2013 17:07
crocodilo dandy
pronto o babaca dessa faburra voltou a estragar o blog copiando tudo e postando com nomes falsos
é isso o que a engenharia mecânica de hj ensina nas faculdades SMILEYS_KAKAKA_JJ SMILEYS_KAKAKA_JJ SMILEYS_KAKAKA_JJ SMILEYS_RSRSRS_JJ SMILEYS_RSRSRS_JJ
vai limpar o óleo que escorre da sua porcaria de honda e não vem encher o saco aqui

yamaha, eu quero a minha
honda, nem de graça
Marcar como SPAM ei nathim
43 Seg, 04 de Novembro de 2013 12:11
crocodilo dandy
não liga pra esses hondoentes alienados, isso aí é dor de cotovelo de quem tem uma porcaria de honda e sabe que a yamaha é sempre melhor em tudo...
faz o que o camarada cassio escreveu aí, leva numa concessionária da yamaha e vc vai ver que não é nada de mais, já se fosse uma cg300 vc estaria ferrado, estaria com o cabeçote trincado e babando óleo, aí sim vc iria gastar muita grana, até pq a porcaria da honda só tem peças baratas(paralelas) para cg125/150cc, acima disso é uma desgraça, ja tive duas cg300 e me arrependi amargamente, hj tenho uma linda fazer250cc que atropela qualquer xresto tanto na arrancada quanto na br, mesmo tendo mesnas cilindrada, vc que tem fazer sabe que é verdade...
boa sorte com a motoka, essa vale a pena gastar para arrumar, se fosse uma porcaria de honda o melhor era passar para algum trouxa, é por isso que hondeiro vive trocando de moto


Free Joomla Extensions

yamaha, eu quero a minha
honda, nem de graça
Marcar como SPAM ao nathim
42 Seg, 04 de Novembro de 2013 10:49
CASSIO SILVA
cara vc ja ouviu falar em concessionária? qual foi a ultima vez que essa moto viu uma revisão??? isso aí é regulagem de injeção eletronica, leve numa loja da yamaha, eles irão ligar o aparelho que faz a leitura eletronica da moto e vão te dar o diagnostico, a princípio não é nada de mais, pode até ser que os polos da bateria oxidaram e está dando mau contato, mas leve em uma autorizada, pq tem muito picareta por aí que diz que é engenheiro mecânico e que é dono de oficina e que na verdade não conhecem nada e ainda vão falar que a moto é que é ruim ou vc que não sabe pilotar
Marcar como SPAM NAO FUCIONA
41 Seg, 04 de Novembro de 2013 07:13
nathim
Ola amigo a minha fazer 250 2010 começou a pisca o painel e logo depois ela parou d fucionar, sei q n e falta d gasulina pq n deixo ela na reserva mais tb eu nao sou um usuario do aditivo sei tb q e o olio entao oq pode ter acontecido ???
Marcar como SPAM bross 150 2010
40 Qui, 24 de Outubro de 2013 20:07
Moto
Minha Bross está acendendo uma luz amarela do lado da do neutro, vezes fica piscando vezes fica direto , o que será? que devo fazer?
Marcar como SPAM Procure um mecanico
39 Qui, 17 de Outubro de 2013 09:33
pedro hondeiro
provavelmente deve ser problema com a injeção da sua moto!
Marcar como SPAM luz da injeçao eletronica da fazer 2008 acesa direto
38 Qui, 17 de Outubro de 2013 08:43
xandi
minha motoquinha estava apresentando esse problema,o luz de injeçao acesa,entao,baseado em tudo que li aqui,eu resolvi limpar os terminais da bateria......oque deu certo ate agora.entao senhores,tomem cuidado pois o pessoal de consecionaria tendem a criar problemas catastroficos para ganharem dinheiro em cima de peças e mao -de-obra.....claro que consultar um mecanico de sua confiaça,seja o ideal....um abraço a todos
Marcar como SPAM fazer 250 pica luz amarela
37 Sáb, 28 de Setembro de 2013 21:39
TiddY Ramos
minha fazer 250 pisca luz amarela direto e pisca mais forte ainda quando passo em buracos ou paralelepipedo
o que pode ser?já levei varias vezes para revisão e até agora não foi descoberto o problema.
Marcar como SPAM Fan 150 2011
36 Ter, 10 de Setembro de 2013 01:46
Gustavo
Quando ligo a chave a escuto barulho da injeção baixinha
e a luz pisca varias vezes ela da partida normalmente mais nao liga oque pode ser esse problema ?sera que a injeção esta danificada ?
Marcar como SPAM Motos 150 Flex 2011
35 Dom, 08 de Setembro de 2013 19:44
Denis
Olá, minha moto esta funcionando perfeitamente, mas a luz de injeção pisca oito vezes o tempo todo que a moto esta ligada, a gasolina é ótima o que poderia ser.

Att,
Denis
Marcar como SPAM xtz 125
34 Sáb, 07 de Setembro de 2013 21:45
leal
minha xtz 125 210 ta apagando a luzinha ai a moto não liga ai as vezes em movimento ela morre o que pode ser ?
sera que ea ignição /
Marcar como SPAM luz da injecao da fazer
33 Ter, 03 de Setembro de 2013 19:28
bob
a luz da injecao da fazer ,ta piscando 5 vezes longa e 5 vezes rapida ,qual o defeito?
Marcar como SPAM moto pisando a injeção
32 Dom, 01 de Setembro de 2013 14:39
naldo
Olá! Tenho uma cg150 titan 2009 injeção e de uns tempo para ca ele fica piscando a injeção. tem vez qe aparece do nada quando estou andando. Qando ela ta acelerada fica com a luz no painel acessa e qando desacelero ela pisca sete vezes, ja troqei o sensor de óleo(temperatura) mas o problema persiste
Marcar como SPAM luz de injeçao acesa direto
31 Sex, 30 de Agosto de 2013 18:52
drika
minha moto é uma cg 150, ano 2012... qndo ligo a chave a luz de injeçao fica ligada sem apagar.. pode ser a gasolina que ta na reserva?
Marcar como SPAM GOLF
30 Ter, 23 de Julho de 2013 16:47
crocodilo dandy
essa XRE 300 é um poço de problemas, e a medida que vai ficando mais velha fica pior.
trata logo de passar ela pra frente, antes que vc tenha prejuisos maiores.
flw!

HONDA A FORÇA DAS DRAG QUEENS!
Marcar como SPAM motor desliga inesperadamente
29 Ter, 23 de Julho de 2013 16:46
GOLF
Primeiro sintoma fui dar a partida como fazia usualmente naquele mesmo horário e ela demorou pra pegar. De lá para ccá (fazem 15 dias)o problema é mais grave. O motor desliga inesperadamente, parece que corta a corrente. è como se tivesse acabado a gasolina. Bato o arranque e ela pega denovo. Apesar que de uns dias para cá demora cada vêz mais para responder. Mandei fazer limpeza de bicos, trocram inclusiove o filtro de ar, mas não adiantou. Notei agora que a luz espiã que voce citou piscou. Lembrei de desligar o farol e então o motor funcionou novamente. Vou levar mais uma vez na conssecionária. Que dilema. Me dê umas dicas...
É uma XRE 300 2013.
Marcar como SPAM Roque
28 Ter, 23 de Julho de 2013 15:26
Fac_Read =P
Sua moto tem 7 anos,é provável que precise de uma revisão.

O lunático do Fábio deu ideia de vender sua moto,quem sabe uma CG300 que acontece apagão desde zero e ainda bate feito lata velha seja uma boa opção,rsrsrsrs.

Olha o tanto de reclamação de cg150,Bros,CG300 aí embaixo,e o cara (fábio) quer falar mau da Fazer 250...

SMILEYS_KAKAKA_JJ
Marcar como SPAM Roque!
27 Ter, 23 de Julho de 2013 13:26
Fabio (HRC)
essa tua moto é um poço de problemas, e a medida que vai ficando mais velha fica pior.
trata logo de passar ela pra frente, antes que vc tenha prejuisos maiores.
flw!

HONDA THE POWER OF DREAMS!
Marcar como SPAM motor desliga inesperadamente
26 Ter, 23 de Julho de 2013 12:13
Roque
Primeiro sintoma fui dar a partida como fazia usualmente naquele mesmo horário e ela demorou pra pegar. De lá para ccá (fazem 15 dias)o problema é mais grave. O motor desliga inesperadamente, parece que corta a corrente. è como se tivesse acabado a gasolina. Bato o arranque e ela pega denovo. Apesar que de uns dias para cá demora cada vêz mais para responder. Mandei fazer limpeza de bicos, trocram inclusiove o filtro de ar, mas não adiantou. Notei agora que a luz espiã que voce citou piscou. Lembrei de desligar o farol e então o motor funcionou novamente. Vou levar mais uma vez na conssecionária. Que dilema. Me dê umas dicas...
É uma Fazer 250 2007.
Página:0,1, 2,

Adicione seu comentário
(leia as regras)

Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber GeekSMILEYS_KAKAKA_JJSMILEYS_RSRSRS_JJ
Apelido:
E-mail(verdadeiro):
Título:
Msg:
LAST_UPDATED2